Dúvidas sobre imoveis
Perguntas Frequentes
Como saber se a compra que estou fazendo é um bom negócio?
Um bom negócio é caracterizado por diversas variáveis. Você deve analisar o valor em relação ao mercado, o estado do imóvel, se ele atende às suas necessidades e expectativas, se terá a valorização esperada nos próximos 5 anos, se a estimativa de crescimento da região é a desejada, se as condições de pagamento condizem com a sua realidade financeira, etc.
Está cada vez mais difícil especular com imóveis, mas é preciso ter em mente que muitas vezes os tempos difíceis são justamente os que apresentam as melhores oportunidades.
Você ainda tem alguma dúvida sobre comprar imóveis? Faça a sua pergunta aqui nos comentários que nós a responderemos o mais rápido possível!
Na hora de comprar uma casa, posso fazer a negociação sozinho ou preciso de ajuda?
Nem sempre é fácil fazer a negociação de um imóvel, é preciso conhecimento e desenvoltura para chegar ao melhor acordo para ambas as partes. Se você não se sente seguro em relação a isso, peça ajuda a um especialista.
Com um corretor de imóveis é mais fácil encontrar, negociar os melhores preços e condições de pagamento e realizar a compra do apartamento. Com a assessoria certa é possível encontrar um imóvel ainda melhor do que você espera por uma diferença pequena de preço em relação ao que esperava pagar.
Quais as principais preocupações que devo ter em relação à documentação do imóvel?
É essencial que o comprador – devidamente acompanhado pelo seu corretor de confiança – faça uma análise da documentação antes da compra do apartamento ou casa. Para a segurança da transação, a Corregedoria do Tribunal de Justiça de cada estado estabelece as certidões que devem ser apresentadas pelo vendedor.
Estas certidões devem estar sempre atualizadas, caso contrário o cartório de notas pode não lavrar a escritura pública, sem prejuízo de outras a critério do comprador. Por isso é indispensável a assessoria de um profissional especializado no mercado imobiliário, que irá checar se o negócio está perfeitamente em ordem para ambas as partes.
O que é o habite-se?
É um documento, emitido pela prefeitura local, atestando que o imóvel foi construído seguindo as exigências da legislação municipal e dos trâmites estabelecidos pela Prefeitura onde o empreendimento está localizado. Enfim, é uma certidão que aprova o imóvel como “pronto para ser habitado”.
O que é uma escritura?
É um documento onde constará o processo de transferência de um imóvel de um proprietário para outro. Ela tem valor jurídico e determinará quem são os novos donos ou proprietários do imóvel. A escritura pública de compra e venda é a forma legalmente mais segura para a transferência de qualquer bem, seja ele móvel ou imóvel, sendo um requisito necessário para dar validade ao negócio.
Imóveis com valor superior a 30 (trinta) salários mínimos devem ser vendidos ou doados obrigatoriamente por meio de escritura pública, que é ato de atribuição exclusiva de Tabelião de Notas (Lei Federal 8935/94).
O que é compromisso de venda e compra de imóvel?
É o contrato particular ou público pelo qual alguém se compromete a adquirir um imóvel de outra pessoa (física ou jurídica), que se obriga a transferi-lo após o recebimento do preço ajustado, observadas as condições ali pactuadas. Com a assinatura do contrato, o comprador passa a ser titular de direitos aquisitivos do imóvel, e a lei assegura direito real do comprador em face do vendedor para exigir a efetiva transmissão do imóvel.
Quem paga a comissão do Corretor?
A comissão sobre o valor de venda do imóvel deverá ser paga pelo vendedor do imóvel. O comprador pagará esta comissão caso tenha incumbido a imobiliária de procurar o imóvel de sua preferência.
Como financiar um imóvel?
Já sabe qual imóvel deseja comprar? Então olhe os passos necessários para a aquisição:
*Lembrando que, a sua imobiliária deverá auxiliar você em todas estas etapas.
Primeiro Passo – Simulação de Crédito
Para buscar um financiamento, é preciso antes de tudo, fazer uma simulação e pré-aprovação do crédito. Depois de realizar este passo, fica muito mais fácil comparar os planos, propostas dos bancos e instituições financeiras, pois as taxas de juros variam de um para o outro, para se tomar a decisão pelo financiamento que mais se adequa à sua realidade.
Segundo Passo – Escolha da Instituição Financeira e Encaminhamento da Documentação para o Processo de Habitação
O segundo passo é definir qual será a instituição financeira para negociar, para isso avalie qual oferece o melhor plano, condições e taxas de juros melhores.
A etapa da documentação é uma das mais importantes, pois nesse momento é verificado se o comprador está habilitado para fazer o financiamento imobiliário, se o imóvel pode ser financiado e se há algum impedimento por parte do vendedor. Fique atento para não faltar nenhuma informação e com isso atrasar o andamento da sua proposta.
Terceiro Passo – Análise de Crédito
A partir das informações e documentos apresentados para análise de crédito os agentes financeiros irão analisar, entre outras coisas, se o prazo, renda declarada, idade e características do imóvel para estudo da viabilidade de concessão do crédito e a adequação do imóvel escolhido estão dentro dos parâmetros da instituição financeira.
Quarto Passo – Avaliação do Imóvel e Visita Técnica
A vistoria técnica é realizada por um engenheiro de habitação, ele vai agendar e fazer a visita com o objetivo de conhecer e caracterizar o imóvel para registro de todos os aspectos relevantes à formação de valor do imóvel.
A elaboração do laudo é iniciada após a coleta dos dados levantados na visita técnica e amostras (imóveis) com características parecidas ao imóvel objeto da avaliação. O engenheiro vai analisar e definir a metodologia mais adequada para avaliar o imóvel.
Quinto Passo – Assinatura do Contrato de Financiamento e Registro em Cartório
O Contrato de Financiamento é gerado após a análise jurídica do agente financeiro, estando tudo em conformidade o contrato é emitido e a assinatura é agendada com o comprador e o vendedor (construtora ou imobiliária).
Na assinatura do contrato o comprador faz o pagamento das despesas da operação (taxas bancárias) e do ITBI (Imposto de Transmissão de Bens e Imóveis) que é definido pelo município que o imóvel está estabelecido e emitido pela Prefeitura.
Após o pagamento das taxas bancárias e o ITBI é preciso efetivar o registro da operação de compra e venda. Importante lembrar que não é feito em qualquer cartório, somente os de Ofícios de Registros de Imóveis. As despesas com essa transação são pagas diretamente no cartório.
QUAL A CLASSIFICAÇÃO POR RENDA NO CASA VERDE E AMARELA?
Como explicamos no item anterior, agora o programa habitacional divide o público em três grupos, confira como fica a classificação:
- Grupo 1: contempla famílias com renda mensal de até R$2 mil. Para as regiões Norte e Nordeste o limite vai até R$2.600
- Grupo 2: voltado para famílias com renda mensal entre R$2 mil e R$4 mil
- Grupo 3: atende famílias com renda mensal entre R$4 mil e R$7 mil
Para entender melhor as mudanças, veja como funcionava a divisão no Minha Casa Minha Vida:
- Faixa 1: famílias com renda mensal de até R$1.800
- Faixa 1,5: famílias com renda mensal entre R$1.800 e R$2.600
- Faixa 2: famílias com renda mensal entre R$2.600 e R$4 mil
- Faixa 3: famílias com renda mensal entre R$4 mil e R$7 mil
Casa em Condominio fechado paga IPTU?
O IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) é um tributo municipal, regulado por lei de cada município/DIstrito Federal.
Ele deve ser pago por qualquer pessoa, física ou jurídica, que tenha a propriedade, o domínio útil ou a posse de um imóvel localizado em zona/extensão urbana.
Ou seja, existe a obrigação de pagar IPTU em condomínio fechado de casas. E os condôminos pagam IPTU por fração ideal de área privativa e comum.
Destaca-se que algumas cidades possuem regras de isenção de IPTU.
- +1 910-626-85255
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